quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Campanha do agasalho 1958

  Havia na escola, todos os anos, a celebração da primeira comunhão na Igreja da Consolação. Após o culto, as crianças e suas famílias se dirigiam para a escola, onde havia uma grande comemoração. D. Corintha Accioly, a diretora do primário, percebeu que sempre havia na festa  muita comida. Tratou , então de encaminhar uma parte desta para o Centro de triagem, uma organização que cuidava de crianças carentes. No ano seguinte, iniciou a campanha do agasalho. A seguir um trecho escrito por D. Corintha, aos 81 anos, já aposentada:

  "A primeira vez foi em 1958, que foi o dia da Primeira Comunhão , depois desse dia a gente mandava eles trazerem um prato para a mesa da primeira comunhão e um prato para a Casa de Triagem, e depois disso a gente começou a fazer a campanha.Aí o Valério Jr. via que a gente mandava só pra lá porque era pouco ( não dava para mais instituições). As firmas ajudavam a gente. Armava-mos a exposição na minha diretoria.Com roupinhas de crianças; as mães e os alunos vinham visitar a exposição, uma mãe chegou e falou: -Dona Corintha, mas a senhora não me pediu para ajudar, eu não fiz nada para ajudar.
- Seu filho é de que ano?
-Meu filho é do 1* ano A
- Em maio, abril, a senhora mandou um paninho fino para fazer fralda?
-Acho que comprei sim
-Aquela gotinha é esse oceano que a senhora está vendo aqui
......

O slogan era: criança bem dotada, dá à criança necessitada.

Antes dos alunos saírem, eles visitavam à exposição. Nós ganhávamos brindes do Moínho Santista, quebra-cabeças, uma régua e um lápis, para eles era um presente, pareciam que ganhavam um anel de ouro, eles ficavam felizes...A gente ganhava muita coisa da Johnson.Aqui , em 1960, quando comecei a chamar a primeira dama pra ajudar ( primeiro D. Iolanda carvalho Pinto, depois D. Leonor Mendes de Barros). "
D. Maria medeiros, D. Corintha,X, Prof Cardim, diretor superintendente

D. Maria, prof. Cardim, D. Corintha


Visita dos alunos, à esq. bem no canto superior, D. Carminha

Normalistas



1958- Fotos: acervo CRE Mário Covas

Nenhum comentário:

Postar um comentário