sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Professora Eneida Leme de Oliveira Sabate

No dia 15 de setembro de 2011, D. Eneida me concedeu esta entrevista. Muito disposta e animada contou um pouco de sua vida e a carreira de professora de matemática no Instituto de Educação " Caetano de Campos".
No dia 20 de setembro, no encontro de ex-alunos, onde também foi homenageada, ela "brilhou". Foi cercada por seus colegas e ex-alunos ninguém queria perder a oportunidade de revê-la  ,beijar-lhe e conversar um pouco. Não fui sua aluna, mas passei a vida ouvindo falar dela. Agora tive este prazer de conhecê-la. Polêmica? Talvez. Carismática, com certeza.
D. Eneida nasceu em Bragança Paulista. Era de uma família de oito irmãs. Aos seis anos de idade, mudou-se para São Paulo, onde sua mãe teve que ser internada para um tratamento médico. Naquele ano, ela faleceu.
Veja a entrevista a seguir.

3 comentários:

  1. Que linda a minha mestra, Patrícia!!!!! Gostaria de revê-la, abraçá-la. Eu sou uma das pessoas que guardo até hoje os cartões de Natal que trocávamos. Como eu posso encontrá-la?
    Marusca Avena

    ResponderExcluir
  2. gilberto galvao simoes10 de março de 2012 às 15:32

    patricia voce já fez muito por nós resgatando a nosa historia do colegio caetano de campos, mas se puder,de informações de outros professores,me lembro de dona terezinha(filosofia),muito legal, inclusive nos colocou em contato com a literatura de cordel e muitos outros ensinamentos,e outros que não me lembro o nome ,mas com certeza com fotos e alguma descrição deles serão lembrados por mim e muitos outros.ah, a entrevista com dona eneida foi ótima mesmo,parabéns.confesso,estou com 55 anos e chorei muito...são coisas que não tem idade,as emoções são eternas .gilberto

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, parabéns por essa iniciativa e pela ótima entrevista.

    Fui aluno de Dona Eneida em 74 e 75. O milagre de Dona Eneida foi transformar um dos piores alunos da sala de 74 em um dos melhores em 75!
    E ainda, entrei na Poli em 77.
    Tenho 53 anos, sou engenheiro químico há 31 anos e só tenho a dizer: MUITO OBRIGADO DONA ENEIDA, por me ensinar a aprender!
    Aqui vai um abraço, que gostaria de ter a oportunidade de dar pessoalmente.

    Walter Takeshi Yamana
    PS: como eu poderia entrar em contato com Dona Eneida?

    ResponderExcluir