quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Guiomar Novaes - aluna da Escola Caetano de Campos



Guiomar ao piano com sua filha Anna Maria - Aqui aparece tocando a Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro  de autoria de Louis Moreau Gottschalk

                              *********************

Nascida em São João da Boa Vista,(28/02/1894-7/03/1979) interior de São Paulo, filha de Anna de Carvalho Menezes Novaes e de Manoel José da Cruz Novaes, Guiomar foi a décima sétima dos dezenove filhos do casal. 
Uma das mais importantes instrumentistas de sua geração, foi a primeira brasileira a consolidar uma carreira de prestígio internacional. Guiomar Novaes Pinto  com 4 anos, morando em Campinas, aprende a tocar piano com as irmãs mais velhas.
A família muda-se para São Paulo, onde a menina ingressou no Jardim de Infância da Escola Caetano de Campos.
A seguir o relato do prof. Antonio Paim Vieira na Poliantéia comemorativa - Primeiro centenário da Escola Normal 1946, lembrando o tempo em que Guiomar estava no Jardim de Infância , por volta de 1900:

"Guiomar Novaes, aluna do 1* período, que revela uma decidida vocação para o piano. Sem nenhum estudo toca, de ouvido, as músicas que escuta.Outro dia, sua mestra, D. Joaninha, havendo-se ausentado da sala voltou intrigada, escutando tocarem piano ali. Era a menina Guiomar, que repetia uma marcha que ouvira, pouco antes, pela primeira vez...
Imaginem!
D. Joaninha perdoou-lhe a travessura, pois desde então, essa menina a ajuda tocando para nós, seus coleguinhas, marcharmos. Agora ela vai executar uma valsa que compôs aos 5 anos de idade. Chama-se "Jardim da Infância"e é dedicada ao diretor Dr. Oscar Thompson.
Escutem e digam-me depois se ela, estudando, não poderá via a ser uma grande pianista.
2* período- Um dia no Jardim.
Muita música, muitos cantos, flores gente, etc.
O brinquedo  "Mestre de Música" é uma comediazinha na qual toma parte a menina Guiomar Novaes do 2* período, vestidinha de maestro: cabeleira e sobrecasaca marron. 
A aluna é vadia e engasga-se logo nos primeiros compassos. O maestro impacienta-se, ralha e , por fim, toca a lição como ela deve ser. É uma peça de Schumann, chamada  "Melodia do Reino Encantado". ( Guiomar executa a peça anunciada, finda a qual...)
A aluna envergonha-se e chora.O "maestrinho"comove-se ; e como ela promete estudar, para consolá-la toca "O cavalinho de Pau", também de Schumann.
 3* período- Vai por tudo um grande reboliço.
Aniversário de D. Mimi Varela, diretora  e o "Jardim " prepara-lhe uma surpresa.
A tarde é linda! O sol ilumina o salão cheio de flores, quando D. Mimi aparece, risonha, elegantíssima. Programa: cantos, marchas, poesias, diálogos, uma saudação em verso, oferecendo-lhe um " bouquet".
No fim ,duas músicas pela aluna do 3* período , a menina Guiomar Novaes, que começou a estudar rudimentos de piano com o prof. Eugênio Nogueira.
Todos põe nela muitas esperanças. As músicas são: "Valsa do Adeus "e "Valsa em dó sustenido" também de Chopin chamada "valsa brilhante"música predileta de D. Mimi.
4* período- Um corre corre louco! 
As professoras estão nervosas e sem saber o que fazer. E não é para menos, porque desce de sua caleça o Dr. Bernardino de Campos, presidente do estado, que vem visitar o "Jardim", sem avisar...
Como vai ser?
à pressa a diretora arrebanha as crianças no salão e recolhe pelos "períodos"alguns alunos espertinhos, para repetirem qualquer cousa da última festinha. 
Mas falta a nota patriótica... O que há de ser?
-Achei! - diz D. Mimi e volta radiante com uma menina do 4* período, de cachos e vestidinho bordado, para encerrar a recepção com a chave de ourodo "Hino Nacional"de Gortschalk.
Na passagem dos tambores o Dr. Bernardino indaga:
_Quem é esta menina?
_Guiomar, aluna do "Jardim"que aprende piano com o maestro Luigi Chiafarelli.
_ Ah! exclama o presidente; e concclui com os seu botões que o "Jardim de Infância"etá saindo melhor que a encomenda.




 Luigi Chiaffarelli, um importante mestre italiano foi considerado o responsável pelo seu desenvolvimento artístico  .
 A menina Guiomar Novaes, vizinha de Monteiro Lobato, foi quem inspirou o escritor a criar a  personagem Narizinho, a "menina do nariz arrebitado" do Sítio do Picapau Amarelo.
Em 1902, com oito anos, Guiomar Novas apresentou-se publicamente pela primeira vez como artista.




 Em outubro de 1909, com o auxílio do Governo do Estado de São Paulo, partiu para a Europa, para estudar em Paris, depois de se apresentar no Conservatório Dramático e Musical:


             
                    Este conservatório era dirigido pelo diretor Carlos Gomes Cardim,





Ao desembarcar na França, Guiomar foi convidada para visitar uma compatriota que desejava ouvi-la: era a Princesa Isabel, também pianista, que vivia próximo a Versalhes, no exílio. Foi a Princesa Isabel quem estimulou Guiomar a incluir em seu repertório a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, composição de Louis Moreau Gottschalk. Guiomar frequentemente tocava a Grande Fantasia Triunfal nos recitais que fazia no exterior, evidenciando assim sua nacionalidade e contribuindo para o reconhecimento internacional do Brasil.
                                                     Guiomar e sua mãe Anna Novaes

Em 1922 Guiomar participou da Semana de Arte Moderna- evento que revolucionou as artes brasileiras, marcando a chegada do modernismo -, apesar de um pouco contristada com as paródias feitas à Chopin no 1o. Festival da Semana de 22. 
Também em 1922, Guiomar casa-se com Octávio Pinto. O casal teve dois filhos: Anna Maria e Luiz Octávio. A partir deste ano Guiomar passou a incluir nos seus recitais as obras de Villa-Lobos, tornando-se importante divulgadora desse seu compatriota nos Estados Unidos.A partir daí, Guiomar alternou idas aos Estados Unidos e voltas ao Brasil.



 Em 1938, tocou para o presidente Franklin Delano Roosevelt. A imprensa americana a reconheceu como a melhor pianista do mundo.

                                      **********************************

Em 1948, no centenário da escola Normal, Guiomar tocou à pedido da diretora Carolina Ribeiro, entre outras músicas a valsinha que havia composto aos 5 anos de idade. Esta solenidade era na verdade parte das comemorações do Centenário, e que também naquele ano comemorava-se o cinquentenário do Jardim da Infância.
Guiomar ajudou também naquele ano,  D. Carolina Ribeiro, fazendo parte de uma comissão que pediria ao governador do Estado, Abrão Ribeiro verbas para a construção do novo Jardim de Infância, pois em 1940 o antigo prédio havia sido demolido por Prestes Maia, para a abertura da rua que daria para a Av. São Luis.


                                         *******************************


Em 1950 falece seu marido Octávio Pinto, o que a faz quase abandonar o piano.


Guiomar prosseguiu em sua carreira ganhando inúmeros prêmios, condecorada com diversos títulos, medalhas , insígnias , nas décadas de 1960 e 1970. Em 1972 recebeu o grau de cavaleiro da legião de Honra da França e neste ano faz sua última temporada nos estados Unidos


  
Interessante foi um de seus comentários: não sei como tem pianistas que ficam estudando de 4 a 8 horas por dia, eu não aguentaria, estudo de uma à uma hora e meia...
 Depois de uma carreira brilhante, aos 85 anos, em 1979, falece em decorrência de um 
derrame esta magnífica mulher.

                                                              Por Patrícia Golombek

Fonte: Poliantéia Comemorativa do primeiro centenário do ensino normal de São Paulo.
Comemorações do Primeiro Centenário do Ensino normal- Relatório da Comissão Organizadora do Evento
Orsini, Maria stella- Guiomar Novaes- Uma arrebatadora história de amor- 1992- Editora Companhia Ilimitada

5 comentários:

  1. Magnífica matéria relembrando a ilustre pianista e caetanista...ao som da "Grande Fantasia Triunfal" é mesmo emocionante...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de expressar minha alegria em ver uma das minhas parentes! Minha avó era Cleore Camargo de Paula Novaes Maurício, prima de Guiomar Novaes. Sempre falou dela e eu tinha a curiosidade de saber mais sobre sua vida.
    Meu nome é Estelita e deixo meu e-mail para contato: titamarinho7@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande demais falar sobre Guiomar Novais! Que Deus mantenha nossos ouvidos para acompamha_lA... Sempre!

      Excluir
  3. Venho aqui relatar que trabalho na casa do Sr Octávio pinto neto ,acho que neto de dona guiomar Novais

    ResponderExcluir
  4. Sou musissista de nascimento.Porisso amo ouvir GuiomarNovais sem canssar! É muito grande!.Deus A tenha...

    ResponderExcluir