segunda-feira, 2 de abril de 2012

Professora Kiyome






Hoje, dia 2 de abril de 2012, D. Kiyome completa 76 anos. Há um ano atrás, minha turma se reunia em torno da nossa querida mestra após 33 anos sem nos encontarmos. Quem estudou no Caetano de Campos passava a infância e adolescência juntos, então aquele encontro foi muito emocionante. Participaram do encontro outras duas professoras do primário, D. Edith Chiurso e D. Lúcia Biondo. O diretor Fábio de Barros Gomes também foi convidado. Se esse blog existe ainda hoje, foi devido a esse encontro. Eu comecei pedindo aos amigos que me enviassem suas fotos de quando éramos crianças na escola, para fazer um álbum de resgate de memória coletivo. Para ilustrar, fui atrás do acervo da escola e coloquei eventos da década de 1970, quando fomos alunos. Foi um sucesso total. Começamos a nos ver uns nas fotos dos outros. Eu me achei numas 5 fotos que eu nunca tinha visto na vida. Um colega nosso, o Marcelo Mússio se viu fantasiado de cachorro na festa do Jardim e que ele nem se lembrava de ter participado, aliás ele foi o colega que mais saiu em fotos e a ironia é que ele tem uma péssima memória e não se lembra de nada daquilo.
O encontro foi mágico, foi memorável e realmente percebemos os laços de amizade que foram construídos naquela Escola durante 10 ou mais anos em que permanecemos lá. Por isso que o blog chama-se Caetanistas 78, foi a turma que se formou na oitava série naquele ano. Depois me apaixonei pelo acervo da Escola e nunca mais parei de publicar assuntos relativos a ela.
D. Kiyome, que não para quieta, tem uma Escola no Km 39 da Raposo Tavares, o Colégio Kosmos, e aplica todos os valores que a Escola Caetano de Campos, como estudante e professora daquela instituição que foram passados a ela.
Está criando uma ONG chamada Resgatando Valores, que irá promover em diversas áreas projetos ligados à educação, saúde, ciências, lazer, etc..., tudo para o benefício da comunidade. Estes integrantes da ONG serão na maioria alunos do Caetano de Campos.
Quem quiser participar com algum projeto, está convidado!
Esse discurso foi gravado em setembro do ano passado no auditório que era da nossa escola, na homenagem aos 120 anos de morte de Caetano de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário