sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Escola pioneira

Primeira Escola Normal de São Paulo, criada em 1846.

Primeira Escola-Modelo (escola primária pública) de São Paulo- 1890

Primeiro Jardim da Infância ( ensino público) de São Paulo - 1896

Em 1910 foi criado o primeiro gabinete de Psicologia e em 1927 já eram aplicados testes Psicotécnicos em um Laboratório de Psicologia Experimental , onde eram realizados testes através de aparelhos para medir fadiga,tempos de reação, as sensações cutâneas, visuais e auditivas; para determinar a atenção e percepção , a acuidade visual e auditiva; bem como baterias de testes para classificar o nível mental, a atenção, a memória, o caráter, a personalidade e para orientar racionalmente os ofícios e as profissões.

Criou-se salas especiais para cegos e deficientes auditivos.Primeira aluna cega: Dorina Nowil, que depois de passar em primeiro lugar no curso Normal, criou as classes no Curso Normal, especializadas em deficientes visuais.

Em 1910 já existia na escola os Laboratórios de Física, Química e Biologia.
Para citar alguns exemplos, como o Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim, dirigiu a escola de 1925 a 1928,( foi diplomado pela escola em 1894) ,que cultivou a arte na escola, através da música, poesia , teatro e canto orfeônico, que mais tarde deu início ao curso de especialização e gerou o primeiro conservatório estadual de Canto Orfeônico ( 1963),  posterior Faculdade de Música.

Foi através dele que se criou a Biblioteca Infantil do curso primário, a primeira do Brasil.

As primeiras cartilhas de alfabetização foram criadas na Escola, assim como os primeiros livros de leitura infantis, o que gerou um desenvolvimento na área editorial no Brasil.

Dr Fernando de Azevedo, dirigiu a escola de 1933 a 1938, transformou a Escola Normal em Instituto de Educação Universitário que culminou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras lá permaneceu até 1949,  no terceiro andar construido para este fim. Deve-se lembrar que a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras era formada de professores da Escola Normal e posteriormente de professores estrangeiros. Depois de sua criação é que puderam ser unidas a ela a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a Escola Politécnica, formando assim a USP.        

Através dele foi criado o Centro de Puericultura em 1933 que funcionou até 1972.

Nos anos 1930 a escola foi equipada com aparelhos audio-visuais para a elaboração de filmes educativos, além de diascópios, episcópios, gramofones, vitrolas, gravadores,máquinas fotográficas, projetores cinematográficos e estereoscópios, fitas e discos sonoros, filmes 16mm- sugere a força que tais equipamentos alcançaram no cotidiano escolar nos anos30/40/50, bem como a presença que marcaram na educação em várias gerações.

Inúmeros livros didáticos foram criados pelos professores da escola no pós-guerra para substituirem edições estrangeiras, que muitas vezes nada tinham em comum com a realidade brasileira.

Prof. Maria Helena C. Figueiredo Steiner ( 1933 a 1945), ministrou cursos de Sociologia geral e educacional, administração escolar  e aperfeiçoamento de professores primários. Foi também professora de Psicologia geral do desenvolvimento do adolescente. Cursos pioneiros levados posteriormente para outros estabelecimentos de ensino, tais como  Pedagogia e Administração Escolar.

Em 1947 O curso de especialização para a educação de deficientes visuais foi integrado no Instituto de Educação Caetano de Campos. Foi o passo inicial, real,concreto e objetivo para que a educação de cegos se integrasse como um processo dentro da própria educação brasileira.

Cecília Bueno dos Reis Amoroso, professora de Metodologia e Prática do Ensino Primário, criou e desenvolveu um método de alfabetização e de aprendizado de matemática aplicados nos alunos do primário da escola, nos anos 50, 60 e 70 que depois foi adotado por diversas instituições de ensino no Brasil.

A escola desde os primórdios comemorava datas históricas e festivas de maneira grandiosa ,uma marca registrada da instituição: havia uma mobilização por parte de professores e alunos, uma tradição perpetuada ao longo de toda a existência ali no edifício da Praça. Nessas ocasiões recebeu figuras ilustres, como Presidentes da República,  a Família Real Belga , nos anos 20, Governadores, Prefeitos, Ministros, enfim um instituto sempre muito conceituado em nossa sociedade.

Após uma reforma no ensino no final dos anos 60, muitos professores concursados e mais novos substituiram professores mais antigos, a escola renovou-se, parte destes novos professores tinham sido ex-alunos da Escola Normal, os chamados “prata da casa “.                 A escola transformou-se na chegada da década seguinte, no ano de 1971, com a lei de ensino e novas diretrizes aboliu o exame de admissão para o ginásio e criou o curso Colegial. Métodos experimentais foram adotados.
A escola era dinâmica,independente, sempre se modernizando.
Em suma: não se questiona a importância do Instituto em toda a sua existência como sendo pioneiro na formação de profissionais da área de Educação, na criação de cursos depois difundidos em todo o Brasil, do caráter de novas propostas Pedagógicas sempre evoluindo com o passar dos tempos, dos valores passados por todas as gerações que ali passaram, numa época onde os professores eram respeitados e os alunos sentiam orgulho de serem Caetanistas.
Foi no ano de 1977 que a Escola encerrou as atividades no prédio da Praça.Alunos foram transferidos para duas outras unidades, uma na praça Roosevelt e outra na Aclimação. Grande parte dos professores removeram-se para escolas particulares ou anteciparam a aposentadoria.  A Escola e o Ensino público nunca mais foram os mesmos, alguém duvida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário