domingo, 6 de novembro de 2011

Cesario Motta Júnior e a Escola Caetano de Campos

                                             Cesário Motta Júnior pintado por Almeida Jr
                                                                      Sem data


Cesário Nazianzeno de Azevedo Motta Magalhães Júnior, mais conhecido por Cesário Motta Júnior, nasceu em Porto Feliz (SP), aos 5 de março de 1847. 

O sonho de Cesário era a medicina, carreira de seu pai. Mas, o grande problema era a falta de recursos. O pai médico tinha o encargo de uma família numerosa e mal ganhava para sustentá-la. Era impossível manter o filho na Faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro.Com a ajuda de seu tio Nuno Motta doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro
Já em 1880, o teatro encontrou espaço na cidade quando Cesário Motta Júnior escreveu a comédia A Caipirinha, com o enredo retratando a Capivari daquela época, levada à cena por alguns atores amadores de São Paulo
O Dicionário Bibliográfico Brasileiro de Augusto Victorino Alves Sacramento Blake (1893) consigna as seguintes obras de Cesário Motta Júnior: Das Condições Patognomônicas da Angina do Peito (1876); Resposta ao Questionário do Programa do Congresso Agrícola (1878); Porto Feliz e as Monções para Cuiabá (1884); e O Norte (1885).
Cesário Motta Júnior casou-se no Rio de Janeiro com Adelina Moreira da Silva, clinicou em Capivari e tornou- se deputado na Convenção de Itu, na Assembleia Constituinte, em 1891. Proclamada a República passou a residir em São Paulo. Tornou-se conhecido e querido na cidade não só como médico, mas também por exercer ativamente sua cidadania, lutando pelas áreas da educação e saúde, preocupando-se com a higiene e o bem-estar da população.Para ele a clínica médica constituía verdadeiro sacerdócio e dava-lhe ensejo a estudos apurados.Republicano e deputado, teve presença de destaque no parlamento e na Secretaria do Interior. Ocupou cargos na área educacional. Fundou a Escola de Farmácia, a Escola Modelo da Luz, o Ginásio do Estado, o Ginásio de Campinas, a Escola Normal de Itapetininga e criou a Biblioteca Pública na capital paulista.
Aliás, a nomeação de Cesário Motta motivou uma carta de Prudente de Moraes a Bernardino de Campos. Dizia a carta: “É mais fácil encontrar em São Paulo quem pudesse exercer a pasta de Educação, do que encontrar quem pudesse substituir a Cesario Motta no Parlamento.
No governo de Bernardino de Campos, em 1892, ocupou a pasta dos Negócios do Interior, dedicando-se à campanha em prol do ensino e da higiene.
Segundo Antonio de Almeida Prado, em relatório relativo às atividades administrativas do ano anterior, o secretário de Estado, Cesário Motta Júnior, aludia, em 28 de março de 1894, à criação de uma Escola de Medicina.
Foi um dos idealizadores e sócio-fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, em 1895; sócio-fundador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, também em 1895, onde foi aclamado por unanimidade seu primeiro presidente, conservando-se nesse posto até a sua morte, pois não se permitia seu afastamento do cargo.
Sempre preocupado com a saúde pública, regularizou o serviço de policiamento sanitário e de vacinação. Na época, a preocupação maior era com as epidemias de cólera, febre amarela e varíola. No seu livro “Memória Histórica do Instituto Butantã”, o cientista brasileiro Vital Brasil, que conheceu de perto Cesário Motta, diz: “O grande paulista Cesário Motta não teve ação direta na fundação do Butantã, mas deve ser lembrado e homenageado como precursor da ideia da instalação, em São Paulo, de um Instituto de Soroterapia”.
Amigos e admiradores não faltaram na vida de Cesário Motta. Mas um, a história registra com destaques. Trata-se de Caetano de Campos. Por ele, Cesário tinha todo o respeito possível. Foram colegas na medicina, confrades em ideologia política, irmãos no gênio pedagógico, amigos de confidências e até parentes por afinidades, porque a esposa de Caetano de Campos pertencia à família Motta.
Era inteligente e carismático.
Os familiares sempre chamavam Cesário quando tinham algum problema grave a resolver e só ele tinha o poder da solução. Reunia todos, expunha o caso e pedia opiniões.
Ninguém sabia explicar corretamente a razão de tanta fascinação. Organizava-se batalhão escolar e era dado o nome de “Batalhão Cesário Motta”. Aparecia de surpresa, mas de maneira frequente na Escola Modelo e pedia licença para assistir às aulas. Observava o método de ensino, o aluno e até o professor. Tomava a palavra, arguia as crianças a pedido dos mestres e cativava a todos. Sua presença era motivo de festa. Os alunos o convidavam para a hora do recreio e, lá, era rodeado por todos. Caetano de Campos foi o criador da Escola Anexa à Escola Normal, a qual era dirigida por Miss Browne, em 1890. Como ele veio a falecer no ano seguinte, Cesário Motta tratou de fazer os maiores esforços para que nada faltasse a esta escola Modelo, por isso o carinho de seus alunos por ele.
Acometido de moléstia grave transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi exercer o mandato de representante de São Paulo, no Congresso Federal.
Cesário Motta Júnior faleceu aos 50 anos, em 24 de abril de 1897, um ano após a mudança. Estava cego de uma vista e sabia que iria perder a outra. Seu corpo foi inumado no Cemitério Municipal de São Paulo, três dias após seu falecimento.
Cesário Motta Júnior foi honrado post-mortem como patrono da cadeira no 10 da Academia Paulista de Letras, fundada em 27 de novembro de 1909.


Jornal Nosso Esforco- Marco de 1947- Homenagem feita por Carolina Ribeiro


     1962- foto da fachada da escola e o busto de Cesário Motta Jr
Dentro do Hall de entrada da escola há também uma peça redonda fundida em bronze, colocada na parede ao lado de outros educadores.


O busto de Cesário Motta Jr executada em 1909 pelo artista italiano Amadeo Zani, encontra-se agora na Praça da República. Este artista executou também, o busto de Caetano de Campos em 1930 que "passeou" pra todos os cantos da frente da escola.


Década de 1930- o busto de Caetano de Campos ficava bem na frente das escadarias- reparem nas luminárias da época que foram substituidas depois


    1974- o busto do nosso patrono estava à direita da entrada principal




Fonte: Hélio Begliomini
           CRE Mário Covas

2 comentários:

  1. É brincadeira! Vim conferir se este blog tem edição dominical e tem. Muito bom.
    Eu sabia muito pouco sobre o Dr Cesário Mota e agora sei mais.
    Legal!

    ResponderExcluir
  2. Com licença, gostei muito do espaço dedicado a Cesário Motta Júnior, só gostaria de deixar registrado que "A Caipirinha" foi encenada em 1880 por atores locais, inclusive familiares como Candido Motta veja: A Caipirinha (1880-1928): representações do caipira na peça teatral de Cesario Motta Jr
    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01092011-145300/pt-br.php
    .
    obrigado, Vinícius Almeida.

    ResponderExcluir