quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fernando Penteado Cardoso



Fernando Penteado Cardoso, é hoje provavelmente o Caetanista mais antigo de que se tem conhecimento. Aos 97 anos, concedeu-me esta entrevista ( 30/11/11), lembrando-se de fatos muito interessantes da época em que estudou na Escola : de 1925 , quando entrou na terceira série, até 1927. No mês de agosto eu havia pedido autorização à colega Wilma Legris que havia publicado no seu blog uma matéria que o Dr Fernando havia lhe enviado, para também publicá-lo aqui pois era muito interessante e quis conhecê-lo pessoalmente. Toda esta matéria com fotos e relato encontra-se neste blog no mês de agosto ( clique aqui)
Dr. Fernando nasceu em 19 de setembro de 1917, é considerado um dos maiores agrônomos do país e já foi inclusive Secretário da Agricultura.
Os diretores a que o Dr. Fernando se refere na entrevista são os profs Arnaldo de Oliveira Barreto( 1924-1925) e  Carlos Alberto Gomes Cardim (1925- 1928).
O mais incrível destes depoimentos é cruzar os dados que temos à disposição no acervo que encontra-se aos cuidados do CRE Mário Covas: eu havia postado fotos , por exemplo, de uma apresentação na Praça da República em 1926.  Esse evento saiu no relatório da Escola Normal daquele ano. Hoje, descobri que o Dr. Fernando estava lá participando, numa demonstração de  "Ginástica Sueca "; assim todos os dias vou juntando os pedacinhos do quebra-cabeças que montam toda a história da nossa Escola e posso dizer com certeza que foi a melhor escola do Brasil, sem nenhuma dúvida ( que o pessoal do Pedro II não nos ouça...)

                                                                                                  Patrícia Golombek


                      1926- Praça da República- demonstração de " Ginástica Sueca  "

2 comentários:

  1. Nossa! Em 1962 ainda haviam esses bebedouros para animais tipo cavalos, burros e mulas que haviam no Largo do Arouche. Serviam para os cavalos da Força Pública e para alguns charreteiros que ainda sobreviviam.
    Fernando Amaral

    ResponderExcluir
  2. Incrivel encontrarem essa foto. Lá estou eu, não me lembro em que posição, mas me recordo dessa exibição conduzida pelo Prof. de ginástica sueca Seu Dettow, perante as autoridades presentes. Certamente deve ter sido a 7 de Setembro ou 15 de Novembro. Fizemos um bonito, estou seguro. "Recuerdos" de 86 anos atrás. Já vai tempo...Parabéns a Patricia, nossa incansável Caetanista. Fernando P. Cardoso

    ResponderExcluir