quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Alunos Praça Roosevelt

No início de mês de setembro, eu estava no acervo do Cre Mário Covas pesquisando sobre a escola, quando um grupo de alunos entrou na sala de pesquisa, pois estavam indo atrás de informações sobre o prédio onde eles estudam, o Caetano de Campos da Praça Roosevelt.
Quando eles me viram ali fotografando pesquisando, vieram falar comigo. Eu contei sobre o meu blog e eles disseram que estavam criando também um site.
Logo me chamou atenção o fato deles não estarem usando uniforme. Perguntei a eles se as escolas públicas não usavam mais. Eles disseram que algumas tinham uniformes e outras não.Perguntei o que eles achavam de usar uniforme. Eles me disseram que adorariam. Pra dizer a verdade até me surpreendi. Perguntei por que eles gostariam de usar uniforme e o motivo principal era preconceito. Alguns alunos tinham maior condição financeira que outros e isso incomoda a todos.
Perguntei se a direção era contra, e eles não souberam me responder.
Fiquei com aquilo na cabeça, afinal depois de 35 anos que o nosso uniforme tinha sido tirado da gente e foi substituido pelo avental, passei pela mesma situação que eles passam : em todos aqueles anos que eu estudei no Caetano, nunca tinha passado pela minha cabeça o nível social da pessoa, aquele bendito avental trouxe pra gente uma questão horrível.
No dia 20 de setembro teríamos na Secretaria da Educação o encontro com os ex-alunos, onde eu ajudei na organização do evento. Pedi que aquele grupo de alunos fosse para presenciar o que era ser caetanista e o amor que todos nós sentíamos pela escola.
Eles foram e se surpreenderam. Viram muita gente chorar, disse o Gabriel.
Bem depois fui encontrar o grupo e gravei o pedido deles para que o uniforme voltasse à escola.
Não seria maravilhoso depois de tantos anos que um desses maiores símbolos da escola voltasse novamente?
Fui perguntar para os diretores da escola e eles estão apoiando os alunos.
Agora eles estão se organizando, fazendo um abaixo assinado para pedir para o Secretário da Educação a autorização para usarem o uniforme.
Esses estudantes são incríveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário