segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uniformes de Educação Física

                        1906- que vida fácil destas normalistas, bola ao cesto de vestido longo?


                      1906- Primário masculino- gimnástica de roupa normal


                    1906- Ginásio feminino- vai de vestido mesmo...


                    1906- Primário feminino- corrida com bandeiras- vestido marinheiro entre outros


Década de 1920- ganhamos uniforme de educação física: saia plissada azul marinho, blusa marinheiro de manga comprida, meia-calça branca e "keds"de lona


Década de 1920- rapazes com bermudas brancas, camisetas brancas, meias soquetes e tenis como os das moças de lona e de amarrar


Década de 1920- detalhe dos tenis. Esta apresentação ocorreu na frente da escola, na Praça da República e teve a presença dos pais dos alunos ( desde aquela época, a família já participava das festas).


           Década de 1940- Primário- shorts de sarja ( seria vermelho como nos anos seguintes?)


1954- Normalistas em desfile nos 400 anos de São Paulo- camiseta com emblema redondo do IECC usado nas aulas de ginástica,cinto branco e tenis- a saia azul era uniforme normal, já se usava o shorts para as aulas de Educação Física, mas ninguém ia desfilar com eles , é lógico!


1954- mesmo desfile- os rapazes com o blusão de ginástica e calça aparentemente não "social"e tenis


1958- shorts de helanca! camiseta branca e blusão . O shorts de sarja também aparece. Isso aconteceu até o final dos anos 70, algumas alunas preferiam os shorts de helanca, outras de sarja, ambos eram permitidos. Eram vermelhos. O blusão masculino foi adotado pelas moças ( tiveram que lutar por ele!), pois não tinha sido criado para ambos os sexos.


Década de 50- em dia de apresentação as meninas colocavam o shorts branco. A roupa dos meninos sempre foi shorts e camisetas brancos desde a década de 1920 e foi assim até a saída da escola da Praça em 1977.


início da década de 1960- Festa da páscoa com o uniforme de ginástica-o emblema vai para a camiseta e em dia de festa as meninas usam a saia plissada.  Esta saia nos anos 70  fazia parte das aulas de educação física.


1970- festa da bandeira- uniforme continua o mesmo, porém sem o emblema na camiseta que era canelada


1975- ginásio calção vermelho e camiseta branca- o time de volley tinha os números nas costas


1977- no ano que adotaram o avental como uniforme surgiu a camiseta de educação física com o nome da escola em azul , gola e o punho da manga também e assim acabaram com o nosso uniforme tradicional de educação física

Um comentário:

  1. Patricia, este trabalho de pesquisa esta surpriendente, cada vez mais voce surpriende a todos nós com sua dedicação e perseverança para regatar e registrar a grande história de nossa escola. Obrigado e parabens.

    ResponderExcluir