terça-feira, 18 de outubro de 2011

Histórias caetanistas

Por Marcos Franciscato Soares

Segue  as grandes peripécias de nossa juventude-


Chapa preta foi criada em 1972  ou 1973 ( quinta ou sexta série) para ser um Diretório Acadêmico (que bobagem)
Foi feito um pleito em todas as salas de aula com o candidato único (Ricardo Mesquita) com seu vice-presidente (eu) e a Diretoria composta por Antonio Carlos de Souza Machado(Alemão) ,Wilson Pinheiro de Castro Filho , (Wilsinho)
Mauro José Soares de Andrade (Maurão) , Agnus Dei Sabino Leonardo, Claude e Jean .
Pois bem , andamos desde o Jardim da Infancia até as salas do Colegial em todos os turnos prometendo piscinas  (naquele espaço que parecia um aquário  nos fundos da Escola), quadras cobertas ( com piso especial), cantina no 3* andar e cinema no auditório .
Fizemos um lençol da altura do 3* andar até o  recreio todo preto ( chapa preta), ganhamos e até hoje estão esperando todas essas melhorias. Coisas de político.  O único intuito era ganharmos uniformes para participarmos dos jogos estudantis . Coisa de quem não tinha nada pra fazer; mas foram momentos gratificantes pois fomos empossados em pleno auditório  nada mais nada menos que pelo Diretor Fábio e pelo seu fiel escudeiro Ubirajara. Conseguimos que até o festival de música da semana do Caetanista  fosse realizado. 


Outra  história:


Tour pelo sótão da Escola



Descobrimos que atrás do beco tinha uma passagem por aquela janelinha  bem ao lado da escada que levava até a cantina  e que saia no porão bem abaixo do auditório . Através desta passagem fomos subindo uma escada, na lateral do palco, e que chegava até o teto da escola. Após a descoberta fomos fazer um tour e descobrimos verdadeiras obras de arte:  já na subida por essas escadas de mármore  fomos descobrindo uniformes antigos  do Caetano nas cores bordô e verde . Agasalhos com essas cores e gola branca . Bandeiras,   flâmulas  ,bolas de couro e  mais outras coisas :  estátuas ,quadros,  relógios antigos, lustres ,carteiras super antigas com lugar para colocar tinta, abajures,  vitrais, portas de madeira todas trabalhadas , arquivos.
Após a descoberta começamos a fazer grupos para o tal tour com limitação de 5 alunos por viagem .Deixamos nossos nomes gravados em giz nas paredes e travessas de madeira que possivelmente estão lá até hoje. Teve um dia que subimos em 10 alunos e o seu Inácio nesse dia resolveu verificar o que acontecia , pois o barulho era intenso até que um aluno  que não lembro o nome pisou num lugar que não devia  e  seu pé furou o piso que era teto de uma sala de aula  no 3 andar,o que foi  uma loucura total : todos nós saimos correndo  do jeito que dava! Vou escrever abaixo alguns desbravadores históricos destas aventuras.
Após o furo do teto lacraram nossa entrada com madeira e ferro, uma pena,  pois tinhamos muito mais para conhecermos.


Claudio Barata Ribeiro Filho(Panela)
Mauro José Soares de Andrade(Maurão)
Agnus Dei Sabino Leonardo
Miguelzinho
Ubiratan
Agostinho
Edmilson
Marcelo Toschi (Galo In Memorian)
Ubaica
Junior
Marcos Franciscato Soares(Marquita)    

Se alguem que eu deixei de lembrar fez parte desta maravilhosa viagem coloque seu nome aqui.


bjs 
Marquita

4 comentários:

  1. Puxa. Que bando de sapecas! Parece que aluno é aluno sempre. Apronta sempre. Que bom, senão seria um tédio só.
    Mas uma pergunta sobrou:
    - Será que aqueles tesouros ainda estão lá (agasalhos,bandeiras, etc) ?
    Duvido que a Patrícia não foi lá conferir.
    E então . será ?

    ResponderExcluir
  2. Fui até a entrada do forro, estava escuro e eu sem lanterna... Bem agora que soube desta história vou pedir ajuda lá na Secretaria,quem sabe a gente encontra alguma coisa!

    ResponderExcluir
  3. que maravilha,verdadeira viagem ao passado
    vc esta fazendo uma pesquisa mt linda,parabéns

    ResponderExcluir
  4. Pode por o meu nome que tambem fui. Varias vezes! Meu nome tá lá em cima numa viga.

    ResponderExcluir