sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ginásio Macedo Soares e Escola de Farmácia

José Eduardo Macedo Soares

Nascido em Maricá, Estado do Rio de Janeiro, depois de concluir seus estudos em humanidades, matriculou-se na Faculdade de Medicina, onde teve especial interesse no Curso de Farmácia ( naquela época não havia uma Faculdade específica para este curso).
Em 1881, veio para São Paulo, onde adquiriu a “Farmácia Popular”, à Rua 15 de Novembro, na época muito conhecida na cidade.
Em 1888, deixou o comercio para dar aulas de Química e Física na Escola Normal e lá permaneceu por trinta anos nessa cátedra.
Iniciou em 1901, um curso preparatório na Rua General Jardim, depois transferido para a Rua do Arouche, 28- onde fundou então um externato para meninos e meninas. Os cursos são professados conjuntamente, havendo, porém, lugares separados, nas aulas, para as alunas, assim como uma sala especial para o seu recreio. As matérias lecionadas são as mesmas do programa do Ginásio Nacional; e, como este, o Ginásio Macedo Soares prepara para a admissão aos cursos das escolas superiores da República. 

                                                 prof. Dr. José Eduardo Macedo Soares

Em 1904 funda na Vila Mariana , na Chácara da Conceição um internato, na Rua Senador Vergueiro, 300- “em magnífico edifício, perfeitamente apropriado ao fim que se destina , e recebe só alunos. " Ambos conhecidos por Ginásio Macedo Soares.
"Quer o Internato, quer o Externato, estão admiravelmente instalados e providos de todo o material escolar moderno, necessário ao seu funcionamento. No Internato há também, com o objetivo higiênico, o ensino de Ginástica. Os recreios são excelentemente situados na parte arborizada da bela chácara da Conceição. O Ginásio tem grande número de alunos numa e outra das seções, e o seu corpo docente é constituído pelos nomes mais considerados do professorado paulista. É diretor do Internato o bacharel José Carlos de Macedo Soares do Externato o dr. José Eduardo de Macedo Soares ".


                                                  Bacharel José Carlos Macedo Soares

Para tanto, diversos mestres ligados à Escola Normal são contratados.

Macedo Soares procurando estudar e aplicar métodos e processos de ensino viajou para diversos países, como Argentina, França, Suiça, Itália e Inglaterra.

Teve muitos filhos , que estudaram na escola Caetano de Campos:
José Carlos ( este tornou-se mais tarde embaixador etambém ajudou o pai a administrar seu Ginásio), José Eduardo, José Paulo, José Cássio, José Fernandes e filhas.

Em 1899 fundou juntamente com Braulio Gomes a A Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo que foi oficialmente inaugurada a 11 de fevereiro daquele ano, em um prédio à Rua Tobias Barreto, 7, onde por algum tempo continuou funcionando. o primeiro grupo inaugurado, o de Farmácia, seguiram-se, a pequenos intervalos, o de Odontologia e o de Obstetrícia.
Em 12 de outubro de 1905, inaugurou a escola o seu novo edifício à Rua Três Rios, na antiga Chácara Dudley, atualmente, Bom Retiro.


       Faculdade de Farmácia- Rua Três Rios


Dirigiu esta Escola de Farmácia de 1911 à 1913.

Faleceu em 1918. Com sua morte foram encerradas as atividades do Ginásio que tinha seu nome.


Fontes:

Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd.,

Poliantéia Comemorativa- 100 anos da Escola Normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário