sábado, 9 de abril de 2011

Cecília Bueno dos Reis Amoroso

*01/12/1904            +02/06/1989
Em 1971,quando fomos alfabetizados com a cartilha “Onde está o Patinho”, a autora Cecília Bueno dos Reis Amoroso, que havia sido  professora de Metodologia  e Prática do Ensino Primário, da Escola Normal ,já estava aposentada.
  Cecília estudou sua vida inteira no Caetano, do Primário ao Normal, onde formou-se em 1922.
  Começou a lecionar no Primário dois anos depois, onde só sairia ao aposentar-se em 1954.
  E foi no meio das crianças , procurando sempre novos recursos para favorecer integralmente o seu aprendizado ,que começou a desenvolver o método da nossa cartilha.
 Além da cartilha em si, haviam pequenos cartazes que as professoras penduravam nas paredes, com desenhos e palavras, onde apareciam os personagens, Ceci, Juju, Tatá, Mimi e o Patinho propriamente dito, além de outros que eram introduzidos a medida que a criança ia avançando em cada letra do alfabeto.
  Havia os carimbos com as mesmas imagens dos personagens, que muitas vezes eram utilizados em cartões individuais, que no verso aparecia a palavra referente a imagem carimbada, ajudando a criança a fixar os conceitos aprendidos na aula.Ou , mais tarde a desenvolver sentenças, por exemplo, eram inúmeras as possibilidades no uso dos carimbos.
 Muitas de nossas professoras, inclusive a D. Kiyome, foram alunas de D. Cecília e até ajudaram a desenvolver o método com a mestra, durante o curso Normal.                                                Mais tarde, com o estímulo da então diretora da escola, D. Carolina Ribeiro, que ao assistir suas aulas surpreendeu-se com o que viu, acabou publicando, em 1956 a cartilha .                              Foi criado pela escola uma série de classes experimentais, onde as professoras treinadas pela própria Cecília aplicavam o método. Não havia nada parecido em nenhum outro colégio, fora o Caetano.
  Estas classes exclusivas de primeira à quarta série, ofereciam a metodologia e com o passar dos anos, eram disputados pelos pais dos alunos, que sempre pediam na secretaria da escola uma vaga para colocar seus filhos nestas. Foi exatamente o meu caso.
  Além do Português , era também ensinado a Matemática Moderna, através da teoria dos conjuntos,D. Cecília desenvolveu uma série de pequenos cartões com bolinhas e até mesmo palitos de sorvete eram utilizados, para a criança visualizar a tabuada,os números e quantidades, transformando algo abstrato em concreto, facilitando , assim, a compreensão.
Outras obras surgiram mais tarde:

“O patinho na 1* série “

“O patinho na 2* série”

“Quem é mais forte? “

“Que serei?”

  Além de ter publicado todos os livros acima, Cecília era excelente poetiza, tocava piano e pintava .
 Seu método ultrapassou os limites da escola, sendo adotado posteriormente em várias instituições educacionais.Percebe-se assim que uma pessoa dinâmica e criativa tinha seu trabalho valorizado e reconhecido e o mais importante, posto em prática, o que demonstra a essência do Colégio que foi desde os primórdios,criado pensando-se na excelência do ensino.






 Teve duas filhas, Arminda e Ângela, que também estudaram e trabalharam na escola, ajudaram a aplicar o método criado pela mãe, dentro e fora do Caetano.






Cartazes educativos. Tamanho aprox. 0.60 X 0.35m











            Fotos:    Acervo Histórico Caetano de Campos/CRE Mario Covas

Mães Voluntárias

Eu me lembro, que quando entrei na primeira série, sempre via algumas mães e avós de meus colegas ajudando como voluntárias na escola.Uma avó que vivia colaborando na organização das festas da escola era a D. Gioconda Glass Pereira, avó da nossa colega Cecília. Ela foi uma pessoa tão dedicada que desde que seu neto mais velho, José entrou no Caetano, sempre o acompanhava em todas as festas e principalmente, quando a Cecília começou no primeiro grau do Jardim de infância, ela já ajudava as professoras com a execução de fantasias, painéis, brindes, ficava nas barracas nas festas juninas e sempre vestia a neta com roupas típicas para cada celebração, pois como vocês podem ver no álbum da Cecília, ela sempre foi fotografada com peças muito bem executadas, até mesmo de um passarinho, que aliás, segundo os filhos dela, tava “pagando o maior mico”e não deveria ter mandado a foto para ser publicada no blog, porque ia “queimar o filme “. Bem, não só a D. Gioconda, que infelizmente partiu no ano passado aos 97 anos de idade, deixando saudades, outras mães sempre eram vistas na escola, como a D. Helena, mãe da Eliane, uma senhora japonesa, muito simpática, que começou o seu trabalho de voluntariado lá no Jardim de infância da Unidade da Aclimação. Foi ela a responsável por conseguir a doação através do seu pai , de uns lequinhos distribuidos em 1969 na festa da pipoca, onde ela pacientemente escreveu no verso dos tais leques alguns dizeres ( vejam depois nas fotos da matéria “todo mundo um dia foi criança ").Eu me perguntei por muito tempo, o que festa junina tinha a ver com leque japonês, só descobri isso esse mês quando a Eliane disse que tinha sido doação do avô. Então tá!
Outra pessoa muito especial, é a D. Dirce, mãe do Paulo Sérgio, a gente gostava de beijá-la quando a víamos na escola. Tive o prazer de encontrá-la e pegar um pequeno depoimento sobre as mães voluntárias, vejam a seguir.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fotos dos colegas nos anos 70

 Desde o mês de fevereiro, tenho postado as fotos dos colegas que colaboraram enviando fotos guardadas por todos esses anos nos álbuns e caixas em suas casas ou nas casas de suas mães. Verdadeiros tesouros escondidos por tanto tempo e agora publicados no blog formando um grande album de fotos coletivo.
  Muitos de nós, nos vimos em fotos inéditas, eu por exemplo me vi umas cinco vezes, o que me encheu de alegria, pois quando éramos pequenos, não sei por que cargas d”água, os pais não nos fotografávamos muito, além de muitos de nós não termos lá uma máquina muito boa (lembram da Xereta da Kodak?).
  Quando o Eduardo me enviou suas fotos me vi novamente, desta vez em 1974, num passeio com a quarta série da D. Kiyome ( seria no Horto Florestal?), aparecem as gêmeas Roberta e Fernanda , que curiosamente no album delas só tem fotos bem pequenas, mas se procurarmos no blog, elas aparecem também em 74 naquela viagem a Campos do Jordão. A Carla está no meio delas e na ponta uma colega que eu gostava muito, a Lúcia, mas esqueci o sobrenome!
  O Denis aparece ao lado de um menino que eu me lembro muito bem, mas também não sei o nome ( alguém me avise, se souber,por favor).
  Encontrei 90 colegas de dezembro a março, todos que entraram na primeira série em 71 e se formaram em 78 na oitava série e apesar de ter solicitado inúmeras vezes estas fotos está sendo muito difícil consegui-las ( falta de tempo, mães ocupadas , perda de material, etc…), se alguém conseguir encontrar mais alguma coisa, me mande, pois como todos podem ver , não ficou legal pra caramba?

Fotos do Eduardo

1971

1971

1974 - Patrícia 

1974 - Roberta, Carla, Fernanda, Lúcia, Denis, X

1974 - Roberta 

Fotos do Paulo Sérgio S.






Jean Louis(atrás Fabian), Guilherme, Carlos César (irmão do Paulo) e José M (irmão da Cecília)





Paulo Sérgio e Carlos César

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fotos da Annick

1974 - D. Lúcia e Annick
Suzana

Ramsés, Joaquim, Maria Elvira, Marco Antônio, Marcos, X, Jaime (irmão da Suzana), X



Annick e Suzana


terça-feira, 5 de abril de 2011

Fotos do Willy

1971 - Willy e D. Adercy

1974 - Festa Junina

1974 - Eliane e Willy

1974 - Viagem com a classe para Campos do Jordão





Fotos da Eliane

1969 - Eliane e seu irmão

1969 - Eliane. seu irmão, e a mãe, Helena, atrás. Festa Junina no Caetano da Aclimação
1970 - Eliane e seu irmão
1971 - D. Kiyome e Eliane
1974 - Eliane, Cecília, Paulo Sérgio, D. Kiyome e D. Gioconda


2010 - Em um desfile beneficiente