Materiais didáticos
Em 1896, ao criar o jardim da Infância do Instituto Caetano de Campos, Gabriel Prestes, juntamente com uma equipe composta de 3 coordenadoras: Maria Ernestina Varella inspetora de ensino ( era assim que se denominava a diretora, de 18/05/1896 à 18/06/1909 ), Zalina Rolim e Rozina Soares, introduziu na escola o método Froebeliano de influência norte-americana. O método consistia no princípio que toda educação se desenvolve pelo desejo de atividade. Os materiais empregados nos jogos eram chamado de dons ou dádivas.
Materiais usados no sistema de Froebel:
1- seis bolas de borracha, cobertas com tecido retros ou de lã de várias cores;
2-esfera, cubo e cilindro de madeira
3-cubo dividido em 8 cubozinhos
4-cubo dividido em oito partes oblongas
5-cubo divisível em metade quartas partes
6-cubo consistindo de partes oblongas, duplamente divididos(todos esses servem para construções).
7-tabuinhas quadradas e triangulares para compor figuras
8-varinhas para traçar figuras
9-anéis e meios anéis para compor figuras
10-material para desenho
11-material para picagem
12material para alinhavo
13-material para recorte de papel e combinações
14-material para tecelagem em papel
15-varetas para entrelaçamento
16-réguas com dobradiças, gonígrafo
17-fitas para entrelaçamento
18-material para dobradura
19-material para construções
20-material para modelagem
Maria Ernestina Varella preparou uma programação para ser desenvolvida com as crianças que permaneceu de 1896 até 1926, quando a professora Alice Meirelles Reis, após assistir às aulas de Lourenço Filho, na escola normal, cogitou de introduzir em sua classe a reforma trazida pela Escola Nova. Alice contou com o apoio da inspetora do Jardim, Irene Branco da Silva, que, procurando “transfundir um pouco de seiva nova “na tradição antiquada dos jogos froebelianos, propos a possibilidade de organizar-se algo baseado no método Decroly(seção para crianças normais), encontrando bastante entusiasmo pela inovação.
Conjunto de peças de madeira, como os da foto datada de 1908
No seu depoimento escrito em 1994 diz o seguinte:
“ E os tornos? Nunca mais os vi em nenhuma escola que frequentei- aquelas que faço palestras. Talvez nem existam mais. Porém, quem cursou o segundo ano da Escola Modelo Caetano de Campos deve-se lembrar deles. Com os tornos ( pauzinhos minúsculos que eram próprios para nossas mãos pequeninas), fazíamos contas, letras ou lindas paisagens “ .
Estes eram os tornos descritos pela ex-aluna Odete de Barros Mott
Seria um jogo de resta 1 do início do século XX, ou algum tipo de material didático? Notem a bolinha de chumbo que faz parte do conjunto
Jogo de encaixe, provavelmente do jardim de infância. As peças foram forradas de papel colorido, porém , percebe-se que originalmente as peças não eram forradas
Fontes- material didático:CRE Mário Covas- Fotos : Patrícia Golombek
Texto: Caetano de Campos: Fragmentos da História da Instrução Pública em São Paulo
Maria Cândida Delgado Reis- Gráfica Editora Hamburg-1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário