Dos ex-alunos que estudaram na primeira série do Caetano de Campos em 1971, e se formaram do ginásio em 1978 no período da manhã, em homenagem a todos que estudaram ou trabalharam na maior Instituição Pública de Ensino de São Paulo.
Muito boa a entrevista. A Dª Eneida está ótima, super lúcida e segura. Fui aluna dela na 7ª série e no 1º colegial. Fiquei impressionada, até a voz dela parece igual. Parabéns, Patrícia!
realmente a voz marcante dela continua firme.rapaz,tirei 4 uma vez e fiquei contente,uma das maiores notas naquele mes!!!os coreanos e chineses,e italianos, coleguinhas da epoca tb penavam.mas foi muito importante ,mil beijos e parabéns pela entrevista, mas...vc ficou com medo dela viu!!!!,eu tb ficava hihihi.
patricia ,minha carteira é igual, peguei agora, e vi anotação para a diretora d. carmela, olha a coincidencia...é minha tia, infelizmente faleceu há mais ou menos 4 anos.o nome dela é carmela amoroso galvão,galvão pelo seu marido, meu tio, tb falecido,odilon soares galvão,ela tb era bastante ríspida!!!hihi,mas tb carinhosa,foi quem me colocou lá prá estudar,devo a ela esse episódio,bom abraços, gilberto
Me emocionei vendo "Dª Eneida". Fui seu aluno na década de 50/60, consegui tirar uma nota excelente com ela (creio que 10) mas aí ... Dª Eneida me chamou ao quadro negro e ... a nota caiu. Amo essa mestra. Mando um emocionado muito obrigado para ela. Evaldo (Me formei no ginásio do IECC em 1960)
Caramba!Desde a admissão de 1956 a D.Eneida me acompanhou! Tinha muito medo dela e as notas eram horríveis!! Só após ter tido aulas particulares com meu irmão mais velho pude aos poucos perder o medo da matéria e também da D.Eneida... Formei-me em 1960,desta grandiosa Escola! Cova
Grande entrevista e muito oportuna! Fui aluno de Eneida por uns dois ou três anos. Creio que na segunda, terceira e quarta série de ginásio, nos idos de 1961-1963. Sempre tive uma grande admiração por ela e respeitava seu método de ensino. Medo não tive, nem quando era chamado à pedra. Me sentia desafiado e cobrado por ela. E tinha prazer em me superar. Não creio que ela tenha sida a professora ideal para todos. Talvez até tenha sido difícil para a maioria. Mas ela tinha a retidão e o compromisso com o ensinar e o ensinar a pensar. Grande personagem da educação paulista que, como ela própria reconhece, não resistiria à escola pública atual.
Fui aluno da D. Eneida na 1a, 2a e 4a series do Ginasio que cursei de 1961 a 1964 no IECC. Eu comecei a gostar de Matematica na 1a serie e tive a grande sorte de cair com a D. Eneida neste ano. Eu hoje tenho 63 anos, com um mestrado em Engenharia pela Escola Politecnica e tive excelentes professores em toda minha carreira academica mas se tem um professor em particular a quem devo a base na qual construi tudo o que sou hoje certamente e a D. Eneida. Ela incutiu em mim o raciocinio logico e me ensinou a concentrar e focar no que faço. Todas as minhas conquistas nestes meus anos de vida foram construidas com base nos fundamentos incutidos em mim pela D. Eneida. Eu gostava muito da materia com a qual tinha relativa facilidade mas muitos dos outros alunos tinham serias dificuldades. Para ajudar os outros alunos a D. Eneida me pediu para dar aulas de reposicao aos outros alunos, o que eu fiz por quase um ano todos os dias em que tinhamos aula de Matematica, as 7 horas da manha. No final do ano, em agradecimento por estas aulas, a D. Eneida me presenteou com um livro de Matematica com uma dedicatoria redigida por ela. Pois bem, apos 50 anos, tendo mudado de residencia varias vezes e tendo morado em 3 paises diferentes, nao tenho mais nenhum dos meus livros curriculares, com excessao deste um. Este continua comigo e me acompanha onde vou. Eu o mostro com orgulho a meus filhos, sobrinhos e amigos proximos. Ele representa o inicio do que sou hoje.
Meus agradecimentos e profundo respeito a D. Eneida. A voce Patricia, parabens pela excelente entrevista! Me deixou muito emocionado.
Israel,alem da d. eneida vc tb me deixou emocionado pelo seu relato.eu tive aulas particulares se a memória não fala, com professor augusto no jabaquara.ele me ajudou a indireitar as notas de matematica e passei de ano.é realmente uma pessoa impar e de dar orgulho a todos nós,um sistema e pensamento hoje em extinção.a d. eneida representa sim muiito que somos,rapaz ainda lembro p.a. e pg(progressao aritimetica e geometrica) a1,a2,a3...an+an-1,an-2....eheheh!ela queria o desenvolvimento ,estimulando nossos cérebros.abraços e desejo o que precisamos agora em diante, de saúde ,muita saúde pra curtir esse passado...e com alegria de te-lo tb pertencido.abraços gilberto
Que surpresa ver esta entrevista com a prof. Eneida,que era uma professora muito exigente. Com certeza muitos se recordarão do esforco e dedicacão a essa materia e das aulas particulares que tivemos que fazer com o prof.Augusto para poder passar nas provas.Sei que esse esforco valeu, pois me deu logo condicòes para dar aulas particulares e me formar na USP em estatística e em analise de sistemas.
Claro, Patricia.... Obrigada por ter respondido. Porém o outro comentário teve a emoção de eu ter revisto a Prof. Eneida! E eu perguntava a você como encontrar com ela, revê-la. Marusca Avena
a professora Eneida foi prá mim, acredito pra maioria, o mal necessário!!!,i mla, porque ninguem na idade tem a visão do seu foco e suas intenções no modo de dar aula,de fazer a o exercício de racíocinio das formulações.ela não se importava com o resultado numérico e sim as etapas matematicas.e finalmente , necessária, pois, é oriunda de um esquema em extinção,carate, amor,fidelidade,responsabilidade e respeito,transferidos um pouco para todos nós que com certeza somos menos ruins por tê-la como MESTRA.
Parabéns Patrícia!!! Fiquei com inveja... esta eu adoraria ter feito...abs.
ResponderExcluirMuito boa a entrevista. A Dª Eneida está ótima, super lúcida e segura. Fui aluna dela na 7ª série e no 1º colegial. Fiquei impressionada, até a voz dela parece igual. Parabéns, Patrícia!
ResponderExcluirLia Baraúna
realmente a voz marcante dela continua firme.rapaz,tirei 4 uma vez e fiquei contente,uma das maiores notas naquele mes!!!os coreanos e chineses,e italianos, coleguinhas da epoca tb penavam.mas foi muito importante ,mil beijos e parabéns pela entrevista, mas...vc ficou com medo dela viu!!!!,eu tb ficava hihihi.
Excluirpatricia ,minha carteira é igual, peguei agora, e vi anotação para a diretora d. carmela, olha a coincidencia...é minha tia, infelizmente faleceu há mais ou menos 4 anos.o nome dela é carmela amoroso galvão,galvão pelo seu marido, meu tio, tb falecido,odilon soares galvão,ela tb era bastante ríspida!!!hihi,mas tb carinhosa,foi quem me colocou lá prá estudar,devo a ela esse episódio,bom abraços, gilberto
ExcluirMe emocionei vendo "Dª Eneida". Fui seu aluno na década de 50/60, consegui tirar uma nota excelente com ela (creio que 10) mas aí ... Dª Eneida me chamou ao quadro negro e ... a nota caiu.
ResponderExcluirAmo essa mestra. Mando um emocionado muito obrigado para ela.
Evaldo
(Me formei no ginásio do IECC em 1960)
Caramba!Desde a admissão de 1956 a D.Eneida me acompanhou!
ResponderExcluirTinha muito medo dela e as notas eram horríveis!!
Só após ter tido aulas particulares com meu irmão mais velho pude aos poucos perder o medo da matéria e também da D.Eneida...
Formei-me em 1960,desta grandiosa Escola!
Cova
Patrícia,
ResponderExcluirGrande entrevista e muito oportuna!
Fui aluno de Eneida por uns dois ou três anos. Creio que na segunda, terceira e quarta série de ginásio, nos idos de 1961-1963.
Sempre tive uma grande admiração por ela e respeitava seu método de ensino. Medo não tive, nem quando era chamado à pedra. Me sentia desafiado e cobrado por ela. E tinha prazer em me superar.
Não creio que ela tenha sida a professora ideal para todos. Talvez até tenha sido difícil para a maioria. Mas ela tinha a retidão e o compromisso com o ensinar e o ensinar a pensar.
Grande personagem da educação paulista que, como ela própria reconhece, não resistiria à escola pública atual.
Parabéns pelo esforço e pelo resultado.
Patrícia,
ResponderExcluirEu postei um comentário sobre este vídeo e ele não aparece aqui, porque? Marusca Avena
A D. Eneida, a quem devo o que sou hoje
ResponderExcluirFui aluno da D. Eneida na 1a, 2a e 4a series do Ginasio que cursei de 1961 a 1964 no IECC. Eu comecei a gostar de Matematica na 1a serie e tive a grande sorte de cair com a D. Eneida neste ano. Eu hoje tenho 63 anos, com um mestrado em Engenharia pela Escola Politecnica e tive excelentes professores em toda minha carreira academica mas se tem um professor em particular a quem devo a base na qual construi tudo o que sou hoje certamente e a D. Eneida. Ela incutiu em mim o raciocinio logico e me ensinou a concentrar e focar no que faço. Todas as minhas conquistas nestes meus anos de vida foram construidas com base nos fundamentos incutidos em mim pela D. Eneida.
Eu gostava muito da materia com a qual tinha relativa facilidade mas muitos dos outros alunos tinham serias dificuldades. Para ajudar os outros alunos a D. Eneida me pediu para dar aulas de reposicao aos outros alunos, o que eu fiz por quase um ano todos os dias em que tinhamos aula de Matematica, as 7 horas da manha. No final do ano, em agradecimento por estas aulas, a D. Eneida me presenteou com um livro de Matematica com uma dedicatoria redigida por ela. Pois bem, apos 50 anos, tendo mudado de residencia varias vezes e tendo morado em 3 paises diferentes, nao tenho mais nenhum dos meus livros curriculares, com excessao deste um. Este continua comigo e me acompanha onde vou. Eu o mostro com orgulho a meus filhos, sobrinhos e amigos proximos. Ele representa o inicio do que sou hoje.
Meus agradecimentos e profundo respeito a D. Eneida.
A voce Patricia, parabens pela excelente entrevista! Me deixou muito emocionado.
Israel Burman
Israel,alem da d. eneida vc tb me deixou emocionado pelo seu relato.eu tive aulas particulares se a memória não fala, com professor augusto no jabaquara.ele me ajudou a indireitar as notas de matematica e passei de ano.é realmente uma pessoa impar e de dar orgulho a todos nós,um sistema e pensamento hoje em extinção.a d. eneida representa sim muiito que somos,rapaz ainda lembro p.a. e pg(progressao aritimetica e geometrica) a1,a2,a3...an+an-1,an-2....eheheh!ela queria o desenvolvimento ,estimulando nossos cérebros.abraços e desejo o que precisamos agora em diante, de saúde ,muita saúde pra curtir esse passado...e com alegria de te-lo tb pertencido.abraços gilberto
ExcluirMarusca Avena, não apareceu o seu depoimento por algum motivo tecnico, você poderia , por gentileza postar novamente
ResponderExcluirQue surpresa ver esta entrevista com a prof. Eneida,que era uma professora muito exigente.
ResponderExcluirCom certeza muitos se recordarão do esforco e dedicacão a essa materia e das aulas particulares que tivemos que fazer com o prof.Augusto para poder passar nas provas.Sei que esse esforco valeu, pois me deu logo condicòes para dar aulas particulares e me formar na USP em estatística e em analise de sistemas.
Claro, Patricia.... Obrigada por ter respondido. Porém o outro comentário teve a emoção de eu ter revisto a Prof. Eneida! E eu perguntava a você como encontrar com ela, revê-la. Marusca Avena
ResponderExcluirSem resposta.... Snifffff.....
ResponderExcluira professora Eneida foi prá mim, acredito pra maioria, o mal necessário!!!,i mla, porque ninguem na idade tem a visão do seu foco e suas intenções no modo de dar aula,de fazer a o exercício de racíocinio das formulações.ela não se importava com o resultado numérico e sim as etapas matematicas.e finalmente , necessária, pois, é oriunda de um esquema em extinção,carate, amor,fidelidade,responsabilidade e respeito,transferidos um pouco para todos nós que com certeza somos menos ruins por tê-la como MESTRA.
ResponderExcluir