Ao longo dos 83 anos que permaneceu na Praça, em inúmeras ocasiões houve a presença de religiosos, instituições de caridade e cerimônias diversas ligadas à Igreja católica: missas diversas, celebrações de primeira comunhão, missas de formatura.
Algumas igrejas se destacaram: Igreja de São Bento, Catedral Metropolitana e a Igreja da Consolação, esta última celebrou a maior parte dos eventos ligado à escola.
As aulas de religião católica foram instituídas na escola periodicamente, não tinham caráter obrigatório, eram ministradas voluntariamente por professoras, normalistas e até pais de alunos. Eram dadas uma vez por semana e quem fosse de outra religião e não quisesse participar era dispensado e passava o período que durava a aula na biblioteca infantil, já que estas aulas eram somente dadas no curso primário.
Nos anos 1930, uma turma de formandos presenteou a escola com o Cristo, que recebeu um nicho especial acima da escadaria da entrada principal da escola e somente foi retirado em 1977, com a mudança da escola. Encontra-se até hoje no Caetano de Campos da Aclimação, mas está sendo transferido para os cuidados do acervo do CRE Mário Covas.
Cristo que permaneceu por quase 50 anos na entrada principal da escola
Placa abaixo da cruz: "Oferecido pela turma dos professores normalistas de 1913 no 25* aniversário de sua formatura- São Paulo, 4 XII 1938 "
Verso da fotografia anterior- acervo Cre Mário Covas
Notícia no Jornal Nosso esforço em 1943 sobre a morte do arcebispo D. José
Normalistas na década de 1950
Nosso esforço- 1961
1963-Palavras proferidas pela ex-diretora Carolina Ribeiro em cerimônia no Teatro Municipal
1964
1966- Arcebispo , Prof. João C. Cardim, professoras , alunos e D. Irene, diretora do Jardim ( à direita).
1966-Arcebispo D. Agnelo Rossi e Prof. João Carlos Gomes Cardim
1971- 75*Aniversário do Jardim de Infância
Fonte: CRE Mário Covas
Nenhum comentário:
Postar um comentário