As capinhas de cadeira que faziam parte do material do jardim de Infância do Instituto Caetano de Campos serviam como porta-material para cada aluno. A capinha funcionava como uma fronha colocada no encosto da cadeira e do lado de fora tinha um grande bolso onde era colocado lápis, canetinhas, cola, tesoura, régua, enfim, vários materiais que seriam utilizados nos trabalhos diários das classes.
Havia um modelo a ser seguido. O primeiro registro que consegui foi de 1931, onde as capinhas eram feitas de tecido estampado e os bolsos eram fechados com botões.
Nos anos seguintes as cores foram variando, crus, azuis, amarelos, rosas, dependendo da década.
Pelo que percebi nas fotos antigas os alunos reconheciam suas capinhas pela estampa. Nos anos seguintes o nome do aluno era bordado e além dele um motivo bordado ou pintado, era um desenho alegre para a criança reconhecer sua capinha.
No final da década de 60 em diante elas eram feitas de sarja vermelha e tinham zíper no lugar dos botões.
A minha capa e de tantas outras crianças tinha o bordado do Topo Gigio, personagem que era a febre daqueles anos. Geralmente a professora colocava as capinhas sobre as mesas e cada um pegava a sua e colocava na cadeira. Depois da aula a criança tirava a capinha e colocava no monte sobre a mesa.
Todos tinham 2 capinhas. Na sexta-feira ela era levada para casa pra ser lavada e trocada pela sobressalente.
Havia também o guardanapo de sarja com o nome bordado para estendermos em cima da mesa na hora do lanche. No início da década de 1960 aparece um estojo de tecido combinando com a capinha, mas depois foi substituido pelos estojos encontrados no mercado.
1931- capinhas estampadas
1931- À esquerda-detalhe da capinha
Início da década de 1960- acervo Fernando Amaral
Iniciais e fechamento com botões
Estojo de tecido
Meados da década de 1960- capinha azul clara-novidade: zíper!- Acervo June Avila
1969-capinhas de sarja vermelha- o nome , desenho e zíper do mesmo lado
Capinha com aplicação de bordado, cada criança tinha um personagem diferente
Acervo Thais Pastor
Capinha pintada
Acervo Gilberto Almeida
Quem possuir imagem de alguma capinha com cores diferentes, por gentileza me envie por e-mail, vamos enriquecer esse registro, obrigada, Patrícia
Lindo trabalho. Da escola, àquela época e seu, por recuperar e difundir de forma tão especial.
ResponderExcluir