1921- crianças sem uniforme
1923- foto tirada na frente do antigo prédio do jardim, depois demolido em 1939- crianças sem uniforme
1928- aqui já aparece o avental, na época usado por merinos e meninas
1934- 2* grau do jardim, onde foi parar o avental? Será que era dia de festa?
1939- O uniforme com avental para as meninas aparece quase como foi conhecido dos anos 50 em diante, somente com uma diferença : era um vestido branco com um avental xadrêz por cima.Não há um uniforme específico para os meninos.
Foto cedida por Biro Zeitel
1943- o uniforme é igual ao de 1939 para as meninas, os meninos ganham a camisa xadrez do mesmo tecido que o avental das meninas, shorts e suspensórios azuis.
Foto cedida por Gilda Freit
1957- as meninas usam o vestido xadrês de azul e branco e o avental branco por cima. No avental aparece um tipo de manga com babados que depois desaparece nos anos posteriores. Os meninos aparecem com shorts marinho, camisa branca e suspensórios
Detalhe de 1957 com D. Irene na época professora, depois tornou-se a querida diretora do Jardim
1963, o uniforme perde a manga e aparece o emblema na frente do avental. O uniforme dos meninos continua o mesmo
1969- detalhe das costas do avental, com o laço
1970-detalhe do vestido sem o avental - esta sou eu posando para a foto de identidade
1970- Ana Paula F. Ferreira com o uniforme: faltou apenas o lacinho de cetim vermelho usado como uma gravatinha . Esse foi o modelo até a escola se mudar da Praça da República. Não havia no final dos anos 60 o emblema da escola no avental.O uniforme era feito pelas mães , avós ou costureiras, não havia como comprá-lo. A mãe ia até a escola onde o modelo era apresentado e explicado.
SAUDADES, MINHAS FILHAS ADRIANA E RENATA ESTUDARAM LÁ!
ResponderExcluirOlá, achei muito interessante teu blog,sou acadêmica de Pedagogia e tenho um trabalho pr fazer, onde tenho que analisar fotos da década de 50, preciso saber se posso utilizar uma foto de seu blog, darei os devidos créditos, colocando na bibliografia do trabalho.
ResponderExcluirAguardo resposta.
Dilcéia